O enriquecimento ambiental para cães é um importante aliado para que esses pets se sintam estimulados. Mas, muitos tutores podem não saber ao certo o que fazer para incentivar seus pets em casa. Especialmente durante o isolamento, essa prática pode ser uma ideia de sucesso, quando não é possível levá-los a parques para socializar com outros cachorros.

 

Por isso, selecionamos 4 ideias de enriquecimento ambiental para cães. Com toda a certeza, a quarentena ficará muito mais divertida para você e seu pet. 

 

 

Benefícios do enriquecimento ambiental para cães

Antes de tudo, vamos falar sobre os benefícios dessa prática. Sem dúvida, o enriquecimento ambiental ajuda a estimular o cão de várias maneiras. Além de ser divertida, essa atividade o incentiva de forma cognitiva e sensorial.

 

O enriquecimento aumenta a autoconfiança, a autoestima e estreita os laços afetivos com o tutor, pois é um momento de diversão e descobertas. O gasto de energia mental e física também é outra vantagem, ainda mais com os passeios limitados neste período de distanciamento social. 

 

Agora, veja o que você pode fazer em casa para estimular seu pet.

 

1. Ofereça ossos para roer

Na natureza, os cães costumam roer os ossos das presas. Você sabia que esse hábito os deixam mais relaxados? Por isso, oferecer ossos de brinquedo é uma boa pedida para o seu cachorro. 

 

Mas, atenção: nunca dê ossos cozidos de animais. O ideal é investir nos modelos fabricados com nylon, pois é um material atóxico e bastante resistente.  

 

2. Incentive a farejar

Farejar é ótimo para os cães! É assim que eles caçam na natureza ou encontram outros alimentos por aí, como frutinhas. Portanto, é bom promover momentos de forrageio. Para isso, use e abuse da sua criatividade com o material que tem em casa.

 

Dica: você pode esconder petiscos pela casa inteira e utilizar panos pelo chão. Dessa forma, o cachorro precisará remexer o local para encontrar o que procura. Também vale esconder os alimentos embaixo de potes. 

 

E você pode fazer tudo isso de diferentes formas, sempre trazendo novidades para o seu melhor amigo!

 

3. Estimule a mente e corpo

O enriquecimento ambiental para cães tem como objetivo imitar os hábitos que o animal teria na natureza. De certa forma, os cachorros ainda têm os instintos de seus antepassados. Por isso, além de farejar e roer, eles também devem vencer obstáculos.

 

Esse tipo de atividade ajuda no desenvolvimento cognitivo do pet. Logo, crie obstáculos em percursos, a fim de incentivá-lo a trabalhar sua mente e corpo.

 

Vale obstáculos para pular, escalar ou mesmo rastejar. Lembre-se sempre de respeitar o porte do seu cão e seu nível de condicionamento. Alguns têm medo de escalar ou pular objetos, por exemplo. Desse modo, comece com uma atividade simples e aumente o grau de dificuldade aos poucos, de acordo com a confiança que o pet adquire.

 

4. Faça jogos

Existem diversos jogos interativos que você pode encontrar em pet shops. Há diferentes brinquedos que estimulam o cachorro a lidar com objetos não familiares e desafios que não são comuns no dia a dia, dentro de casa.

 

Uma boa alternativa são as opções recheadas de petiscos que incentivam o cão a descobrir uma forma de retirar a comida de dentro.

 

Você também pode optar por fazer esses jogos em casa de maneira mais simples, mas ainda muito útil para o enriquecimento ambiental. Uma delas é esconder os petiscos em caixas ou garrafas pet. Assim, o cachorro precisa se esforçar para conseguir a guloseima.

 

Depois da brincadeira, seu melhor amigo certamente precisará de um banho. Para te ajudar a oferecer os melhores cuidados, acesse nosso site e agende online o banho e tosa do seu pet. E o melhor: você não precisa sair de casa – nem para agendar, nem para levar o cãozinho até a pet shop. Acesse agora e confira!