Sem dúvida, os pets idosos precisam de cuidados específicos assim como nós, humanos, quando chegamos na terceira idade. Esse momento pede por um pouco mais de atenção, carinho e dedicação ao seu animal de estimação. 

E, para te ajudar nessa missão especial, preparamos este artigo para você entender melhor sobre essa fase da vida do seu melhor amigo. Confira! 

 

Como saber se o seu pet já é um senhor?

Basicamente, cães acima de sete anos de idade já são considerados idosos  — mesmo ainda estando bem fortes. Já os gatos tornam-se senhores a partir dos 10 anos. 

 

No entanto, ambos demonstram de forma física e comportamental que estão envelhecendo. Como exemplo:

 

  • Tornam-se muito mais calmos; 
  • Não apresentam o mesmo pique de antes, embora ainda gostem de brincar;
  • Sentem-se mais cansados nas caminhadas;
  • A pelagem começa a ficar branca, principalmente na região do focinho. 

 

Quais cuidados ter com os pets idosos nesta fase 

Muitos tutores têm cães e gatos ainda novos, mas já querem se preparar para o momento da velhice. Outros, já estão vivenciando esta fase. 

 

Independente da ocasião, há alguns cuidados que você pode ter para garantir que seu melhor amigo envelheça bem:

 

Atividades físicas 

Acima de tudo, você deve incentivar a prática de atividade física adequada para a espécie e nível de energia dele. Para algumas raças, por exemplo, é recomendado evitar que o pet pule de lugares altos ou corra muito. Nos passeios, lembre-se sempre de respeitar o ritmo do seu amigo.

 

Os estímulos mentais também são super bem-vindos nessa etapa da vida. Desse modo, opte por jogos e brincadeiras de obstáculos, que desafiem o pet. 

 

Alimentação

A dieta também muda nesse período, com a adoção de ração específica para animais idosos. Lembre-se que uma alimentação equilibrada é essencial para o bem-estar do pet velhinho.

 

Portanto, consulte o veterinário para definir qual é o melhor regime para o seu companheiro. 

 

Rotina

Alguns hábitos antigos devem ser adaptados. Abandone o barulho excessivo e busque manter o ambiente tranquilo. Para isso, separe um cantinho silencioso e calmo para o pet.

 

Além disso, respeite sempre a vontade do bichinho de interagir ou não seja com você ou com outras pessoas e animais. 

 

Por fim, observe se ele está bebendo água e fazendo xixi direitinho. Isso porque pets idosos podem desenvolver problemas renais e é importantíssimo ficar de olho nessa rotina. 

 

Consultas e vacinas

Assim como os humanos, se o pet levar uma vida adulta saudável, as chances de evitar doenças na terceira idade são altas. 

 

Dessa maneira, mantenha as vacinas e as consultas sempre em dia. Aliás, as visitas ao veterinário devem aumentar. O recomendado é que esse acompanhamento passe a acontecer a cada 6 meses.

 

Não deixe de oferecer esses cuidados ao seu melhor amigo. Assim, ele terá uma velhice muito mais saudável e feliz.

 

Para te ajudar, conte com a Pet Booking para encontrar os melhores veterinários da sua região! Os agendamentos de consulta são feitos inteiramente online e você pode escolher se prefere realizar o pagamento pela plataforma ou no estabelecimento. 

 

Agende no site ou baixe o aplicativo pela App Store ou pelo Google Play.