Felinos são muito exigentes em relação à alimentação. Se você perceber que seu gato não esta se alimentando pode ter algumas razões:

Mudança de Alimentação

Se você trocou a ração e ele não gostar, não vai comer. Gatos passam fome mas não comem o que não gostam. Procure voltar a ração que ele esta acostumado e vá trocando aos poucos por outra que ele nunca comeu, veja se a reação é positiva.

Outro pet na casa

Existe um novo pet na casa? Coloque o animal em um ambiente em que ele possa ter acesso à comida, sozinho, sem interrupções de pessoas ou outros animais, até ele acostumar. Qualquer mudança na rotina do animal, poderá causar falta de apetite.

Será que o seu gato está doente?

Você percebeu que ele deixou a comida no prato por mais de um dia? Verifique se o nariz está quente e, neste caso, entre em contato com seu médico veterinário, pois poderá ser febre. Sonolência, indisposição, vômitos e diarreia também são sinais que algo pode estar errado.

Praticamente a maioria das doenças que surgem nos gatos provoca diminuição de apetite. Se você oferecer enlatados (atum, sardinha) em temperatura ambiente e mesmo assim ele não se interessar pela comida, procure ajuda de um veterinário.

Bolas de Pelo (Tricobezoares)

Uma razão bem comum que causa redução de apetite são as bolas de pelo que se acumulam no estômago, pelo hábito constante de higiene. Geralmente os gatos expelem os pelos ingeridos pelo vômito, entretanto poderá ter ocasiões que poderá causar obstrução intestinal.

Essas bolas se formam devido à ingestão acidental de pelo morto quando o gato se lambe e, para evitar esse problema, existem 3 soluções praticas que você pode fazer em casa, mas fique atento e, se não resolver, busque ajuda de um veterinário.

– Escovação do pelo do animal: pode ser diária ou a cada 2 dias;

– Aplicação de pastas para a dissolução das bolas de pelo (Malt Paste);

– Unção da pata do gato com Parafina Farmacêutica – o animal irá lamber a gordura que, digerida, fará com que as bolas de pelo sejam expelidas pelo intestino.

Alguns cuidados com o seu gato

Não force a alimentação sem saber a causa da falta de apetite, pois é estressante para os gatos e perigoso para quem está cuidando.

Um dos maiores erros cometidos pelo tutor é esperar muito para levar o gato ao Veterinário.

Lembre-se que gatos são muito exigentes, portanto deixe sempre os comedouros limpos, com água e comida frescas, em temperatura ambiente. Coloque as vasilhas de comida do seu animal longe da área onde esta a caixa sanitária. 

Para saber mais sobre cuidados com o seu gato, confira o post aqui.

Carolina Facciolo