Você fala a língua do seu cão? Estudos comprovaram que os cães são animais sociais, ou seja, vivem em grupo e são capazes de se comunicar. Sim, o seu cãozinho se comunica com você, outras pessoas e animais o tempo todo.

Apesar de a linguagem canina estar focada nas expressões corporais, os latidos e uivos também são usados para demonstrar alguma interação – e é muito divertido descobrir o que o seu peludo está querendo dizer. Para ajudar a entender, confira algumas posições e seus significados.

Patas dianteiras abaixadas e bumbum pra cima

Você com certeza já viu algum cachorro fazendo isso. Provavelmente o seu pet já fez essa posição para você ou para outro animal. E o motivo é simples: ele quer brincar e está te chamando para a diversão.

Quando eles fazem essa postura geralmente balançam a cauda tranquilamente e também pulam. É interessante observar as feições do seu cão nesse momento: ao convidar para brincar, eles também abrem a boca em forma de sorriso e os olhos podem ficar com as pupilas dilatadas.

Corpo rígido e cauda para o alto

Cães com o corpo rígido e a cauda para o alto estão em alto estado de atenção. Mas isso também pode significar que ele está incomodado com a presença ou aproximação de outra pessoa ou animal.

Você deve observar outros sinais para entender melhor o peludo. Se ele estiver olhando fixamente para outro cachorro ou pessoa na rua, com certeza aquela é a causa do incômodo. Neste caso, você também poderá observar os pelos do alto do pescoço e início da coluna arrepiados.

Ele também pode rosnar e se inclinar levemente para a frente – tudo isso antecede um ataque. Porém, esse comportamento não significa que ele seja agressivo, apenas que está incomodado com aquele estímulo.

O ideal a fazer no momento é se afastar da pessoa ou animal e tirar a atenção daquele estímulo. Também é recomendado entrar em contato com um bom adestrador positivo para ajudar seu amigo a se sentir mais seguro diante dessa situação.

Corpo curvado e cauda voltada para dentro

O cão com essa postura também apresenta olhos assustados e orelhas geralmente abaixadas. Nessa postura, o cãozinho está dizendo que está alarmado e com medo. 

Essa reação normalmente é causada por conta de algum ruído ou então pela presença de outro animal ou pessoa estranha. Nessa hora, fique perto dele e tente acalmá-lo, distraindo-o do estímulo que está assustando-o.

Bocejar e desviar o focinho e o corpo

Turid Rugaas escreveu o livro A Linguagem dos cães: Os Sinais de Calma. Baseado em um estudo observando o convívio de vários cães em sua fazenda, ela observou que eles são animais extremamente diplomáticos. 

Bocejar e desviar o focinho e o corpo durante a interação com outro animal ou pessoa quer dizer “não estou interessado em interagir com você”. Então, se o seu peludo der esses sinais, ele apenas não quer interagir. O mais indicado a fazer é respeitar e levá-lo para um lugar tranquilo.

Deitado de barriga para cima ou de lado

Seja dormindo ou acordado, durante uma brincadeira ou em qualquer outro momento do dia, se um cão se deita de barriga para cima ou de lado ele está dizendo “Estou confortável e me sinto seguro nesse lugar e com essas pessoas”. 

Se o seu amigo costuma se deitar nessas posições pode ficar bem feliz! Ele é um cão que se sente seguro no seu lar e feliz com a sua família.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre Quatro sinais que seu cachorro te ama.

 

Quais as posições que o seu melhor amigo costuma fazer? Conta pra gente!