Todos os tutores sabem que a vacinação é muito importante para os pets – se você ainda não sabe, te explicamos aqui porque você não pode abrir mão desse cuidado. O assunto fica ainda mais em pauta em agosto, o famoso “mês do cachorro louco”. 

Além de evitar doenças, a vacinação é essencial para manter o seu animal de estimação saudável e garantir uma vida longa e feliz. 

Portanto, entenda mais neste artigo sobre a vacinação e descubra como evitar que seu melhor amigo contraia doenças que podem ser facilmente evitadas.

 

Mês do cachorro louco

Primeiramente, vamos explicar o motivo de agosto ser conhecido como o “mês do cachorro louco”. 

 

Nesta época do ano, as mudanças climáticas podem incentivar as fêmeas a sincronizar o período do cio e, assim, atrair os machos para o cruzamento. Por conta dos hormônios à flor da pele, os cães podem ficar “loucos” e acabarem brigando pelas fêmeas. 

 

E o que isso tem a ver com vacinação? É por meio da mordida que a raiva, uma doença muito perigosa, é transmitida. Por causa disso, agosto foi eleito o mês da campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva.

 

Vacinação contra a raiva

Cães e gatos devem tomar a vacina antirrábica anualmente. Geralmente, a dose é oferecida gratuitamente pela prefeitura de diversas cidades do país. No município de São Paulo, a campanha já teve início e acontece na Divisão de Vigilância de Zoonoses, de segunda à sexta, das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 15h, exceto nos feriados. Para entrar em contato e tirar dúvidas, você pode conferir as informações no próprio site da prefeitura.

 

No dia, o animal deve estar saudável, sem sinal de enfermidades. E a alimentação é liberada: o pet pode se alimentar e beber água normalmente, antes e depois da vacina. Já o banho é indicado antes da vacina ou somente 15 dias após a imunização. 

 

Para os cães, aí vai uma dica: leve o pet para dar uma voltinha antes da consulta. Fazer uma caminhada leve o ajudará a ficar mais tranquilo neste momento.

 

Outras vacinas

De fato, a vacina antirrábica não deve ser a única na carteira do seu melhor amigo.

 

Para os gatos, é muito importante manter em dia a V3, V4 ou V5. A V3 protege de doenças como calicivirose, inotraqueite e panleucopenia. Já a V4 oferece defesa contra esses problemas, e ainda, protege contra a clamidiose. E, por fim, a V5 combate às mesmas doenças que a V4 e também à leucemia felina. 

 

Agora, se o seu melhor amigo for um cachorro, anote aí! Além da vacina de raiva, os cães devem tomar a V8 ou V10 contra cinomose, parvovírus e outros problemas. Dentre as duas, a V10 é a mais completa. 

 

Caso queira oferecer outras formas de imunização para o seu pet, você também pode procurar pelas vacinas contra gripe canina, leishmaniose e giárdia. 

 

Como planejar a vacinação

Uma maneira de facilitar a vacinação do seu pet é marcar a imunização para um único dia. Além da praticidade, você não corre o risco de esquecer nenhuma vacina importante. 

 

No site e no aplicativo da Pet Booking é possível escolher a data e o horário da consulta de forma simples e rápida. Além do atendimento veterinário, você consegue realizar o agendamento online de outros serviços, como vacinas e banho e tosa.

 

Além da economia de tempo, você também aproveita promoções de até 50% off em diversos serviços. Com o capricho de profissionais 100% capacitados, seu amigo terá todos os cuidados que precisa. 

 

Baixe o app e garanta a proteção do seu pet, na palma da sua mão. Aproveite!