A vacinação dos filhotes caninos é uma medida de prevenção fundamental para garantir o bem-estar e saúde dos animais. Veja a seguir 4 perguntas e respostas fundamentais para compreender sua importância:

 

Qual a frequência ideal?

O primeiro ano do filhote requer maior atenção e um número considerável de vacinas. Portanto, tenha em mente que seu filhote vai necessitar de muito mais cuidado nesse período. Geralmente os cães recebem as primeiras doses de vacina a partir dos 40 dias de vida. Quando adultos, os pets podem receber vacinas como uma proteção contínua, mas é fundamental que um veterinário seja consultado para definir essa necessidade. O profissional também vai indicar o período mais adequado para tal.

 

Quais os riscos?

Os filhotes que não são vacinados ficam totalmente vulneráveis a doenças graves, sendo que algumas delas podem ser transmitidas ao ser humano. Alguns exemplos:

– Hepatite infecciosa canina

– Parvovirose

– Leptospirose

– Adenovirose

– Coronavirose

– Parainfluenza canina

– Raiva

 

Principais recomendações:

– Garanta que o aplicador da vacina seja um profissional da área veterinária ou que um esteja presente no processo.

– Siga as recomendações do veterinário e cumpra os prazos de vacinação corretamente.

– Fique atento ao comportamento do cão nas primeiras 24h após a vacina, pois o mesmo pode apresentar variações ao reagir a vacina, mas se as variações comportamentais persistirem é necessário consultar um profissional.

– O ideal é fazer com que o Pet se sinta confortável, por isso alguns tutores preferem que o veterinário aplique a vacina em domicílio.

 

É obrigatório?

Todas as vacinas são importantes, mas apenas a antirrábica é obrigatória. Ela previne contra a raiva que é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os humanos. A orientação profissional é sempre a prática mais indicada para tirar qualquer dúvida sobre vacinação.

 

Encontre e agende consultas com veterinários perto de você usando o Pet Booking. Baixe o aplicativo direto no seu smartphone ou entre no site: www.petbooking.com.br