Você sabia que os alimentos indicados para os gatos não se restringem apenas à ração? Na verdade, você pode oferecer uma extensa variedade de frutas e verduras. Porém, é importantíssimo observar se a nova dieta faz bem ao felino. Portanto, confira quais são os alimentos indicados para os gatos para garantir uma dieta equilibrada para o seu pet. Psiu: ele vai amar as novas comidinhas! 

 

A alimentação felina

Os gatos são carnívoros – e não onívoros, como os humanos e os cães. Desse modo, ao contrário do que muita gente imagina, a alimentação felina deve ser muito mais rica em proteína do que a canina

 

Por isso, não é indicado, em nenhuma circunstância, oferecer ração de cães para gatos ou vice-versa, já que elas são feitas para atender as necessidades nutricionais específicas de cada espécie. 

 

Ainda assim, os bichanos não devem consumir apenas carne. Isso porque a dieta deste animal na natureza inclui outras partes da presa – ou seja: servir apenas pedaços de carne não é suficiente para a nutrição completa.

 

Portanto, você pode sim oferecer outros alimentos! Mas tenha em mente que isso não é uma obrigatoriedade, pois as rações equilibradas contêm todo o suporte nutricional que o pet precisa.

 

A maioria dos felinos tende a se interessar mais pela ração úmida do que pela seca. Uma boa dica para os pets que recusam as opções mais secas, é colocar um pouco de água e deixá-la amolecer um pouco.

 

E para os tutores que buscam alternativas para variar a dieta do pet, confira a seleção dos alimentos aprovados – pelos médicos veterinários e pelos felinos!

Alimentos indicados para os gatos: frutas e verduras liberadas

Antes de tudo, vale lembrar que os alimentos citados aqui não devem ser a base da nutrição do felino – e, sim, um petisco, recompensa ou um complemento, misturado a ração para despertar vontade quando o pet não demonstra apetite.

 

Em seguida, veja quais frutas e verduras podem fazer a alegria do seu bichinho de estimação: 

 

Morango 

Contém vitamina C e fibras e é muito saboroso. A maioria dos gatos gosta bastante e aprova a fruta como forma de variar a alimentação.

Melão

Além de ser uma ótima opção para hidratar os felinos naqueles dias quentes, o melão é super nutritivo: contém vitaminas A, B e C.

Cenoura fervida

De fácil digestão, a cenoura é rica em fibras e vitaminas. O ideal é oferecê-la cozida e sem nenhum tempero.

Abóbora fervida

Muito saborosa para os felinos, a abóbora pode ser misturada com a carne, desde que esteja cozida. 

Alface

Rico em fibras e água, deve ser servida cru ou cozida, sempre como petisco e sem temperos.

Carnes

As carnes de frango, peixe e peru são as mais saudáveis e estão liberadas para os felinos. Elas devem ser cozidas sem temperos e oferecidas em pequenas porções ou na quantidade indicada pelo veterinário.

 

Atenção: as carnes suína e bovina são mais pesadas e gordurosas para o organismo dos gatos. Por isso, é preferível oferecer carnes magras e de fácil digestão, que certamente agradarão os bichanos, mas não causarão nenhum incômodo ao seu organismo. Além disso, quanto mais natural o alimento, melhor. Por isso, nunca ofereça embutidos.

Consulte o veterinário

Agora, você conhece quais são os ​alimentos indicados para gatos. Todos eles podem ser oferecidos para os felinos, mas é importante lembrar que eles devem ser dosados sempre em pequenas porções. 

A alimentação é a base para que o pet tenha seja saudável e tenha a imunidade alta – fatores essenciais para prevenir doenças e garantir o bem estar.

 

Para entender as necessidades específicas de cada animal e oferecer os melhores cuidados, tenha sempre o auxílio de um médico veterinário! Para isso, encontre já os melhores veterinários no site da Pet Booking.