cachorro-com-tiara-de-rena

Fique Ligado!

As festas estão chegando e muitas vezes precisamos deixar nossos animaizinhos de estimação em hoteizinhos ou sob os cuidados de alguém. Nessas situações ele pode entrar em contato com outros animais, portanto esse é um ótimo momento para uma consulta de rotina ao veterinário para colocar as vacinas, vermifugação e desparasitização em dia e fazer alguns exames para avaliar como está sua saúde!

creche-para-cachorro

Existem muitos hotéis e serviços de “daycare” disponíveis, porém a escolha do mais adequado é sempre complicada. Alguns itens devem ser levados em conta: quantidade de animais no local; estrutura física; equipe treinada; veterinário presente; características sanitárias; e o mais importante: avaliar se a necessidade do seu animal é compatível com o que o local escolhido oferece.

Os animais, de forma geral, se assustam com aquilo que eles não tem contato, frequentemente, ou com o que nos assustamos ou lidamos de forma diferente. Os fogos, além do barulho que produzem, costumam alterar nosso comportamento, ficamos mais alegres ou bravos. Colocar algodão na orelha, dar calmantes naturais ou deixá-los em salas com música clássica em alto volume são extremamente válidas, mas o principal é estar junto deles mostrando que a situação é normal e não há motivo para se assustarem.

cachorro-com-fones-de-ouvido

Cuidados específicos para os gatos

O uso de antipulgas é fundamental o ano inteiro, mas no verão merece uma atenção especial, visto que é a época em que há um maior surto delas. O controle desses parasitas é super importante, pois além de incomodarem o gato pela coceira, ainda podem transmitir algumas doenças, como verminoses e a micoplasmose, também conhecida como Anemia Infecciosa Felina.

Os gatos são animais, que sofrem muito com mudanças ambientais outros cuidados que podemos ter nessa época de final de ano são: quanto menos alterações foram feitas em sua rotina, menos estressados eles ficarão. Procure não mudá-los de ambiente – se você for viajar e tiver alguém para cuidar do seu animalzinho na sua própria casa, melhor. Caso precise deixá-lo num hotelzinho, procure aqueles especializados em gatos, que geralmente são mais tranquilos, possuem um ambiente mais adaptado e enriquecido para o bem-estar do seu mascote e não aceitam cães.

Além disso, os gatos se desidratam facilmente caso fiquem sem comer ou beber água. Nessa época de muito calor, espalhe potes de água pela casa e os mantenha sempre cheios até a boca. Troque a água pelo menos duas vezes ao dia. Acomode seu gatinho em lugares tranquilos e longe de ambientes barulhentos.

gato-tomando-água

Manter seu gato com as vacinas em dia faz parte de cuidar da saúde dele. No entanto, as vacinas não são tão inofensivas quanto se pensa, e devem consideradas caso a caso. Fatores como o estilo de vida, idade, contato com outros animais, risco de exposição a determinantes agentes e vetores são alguns pontos importantes a se levar em consideração. Converse com seu veterinário sobre qual o melhor protocolo de vacinação para o seu mascote!

Por Renata Camozzi