O que seria de nós e dos nossos pets sem o médico veterinário?

Além de ser  responsável pela saúde e o bem estar animal, nos auxilia, dá conselhos e nos ajuda em tudo que está relacionado aos nossos pets. Veterinários amam os animais e por isso escolheram esta profissão.

População de animais

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, 2017) o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves em todo o mundo e é o quarto lugar em população total de animais de estimação.

O médico veterinário

O Brasil é o país com o maior número de profissionais na área de medicina veterinária. Esses profissionais diversas áreas de atuação pelo país como: clínica de pequenos ou grandes porte, inspeção sanitária, laboratórios de alimentos, biotério, produção animal, melhoramento genético e perito criminal.

As principais tarefas de um médico veterinário são:

  • Diagnosticar o estado de saúde do animal;
  • Realizar tratamentos;
  • Aconselhar o tutor do animal sobre alguns cuidados;
  • Prescrever medicação e dietas;
  • Tratar de epidemias e doenças que se manifestem nos animais e que possam vir a prejudicar as pessoas.

Quando pensamos em um veterinário do dia a dia associamos com nossos animais domésticos, mas devemos lembrar que ele também ajuda os humanos na área agrícola, na inspeção de alimentos de origem animal, controle de zoonoses e especialidades na área animal.

Médico veterinário especialista ou de especialização

Cursos de especialização lato sensu gera um certificado de conclusão de curso de especialização e não o título de especialista. O especialista é o médico veterinário inscrito no Conselho Regional do seu Estado de atuação, associado ao colégio de sua especialidade de atuação, que foi submetido a uma avaliação e aprovado, recebendo um certificado homologado pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) de especialista daquela área. Apenas quem tem esse título emitido pode considerar-se um especialista.

Profissionais que trabalham há muito tempo em determinada área ou que possuem cursos de pós-graduação, acabam considerando-se especialistas. Entretanto, mesmo demonstrando competência e habilidade, na verdade o que eles possuem é especialização na área.

Recentemente a aplicação da medicina veterinária tem se expandido por causa da disponibilidade de técnicas avançadas de diagnóstico e de terapia para a maioria das espécies animais, bem como pelos avanços científicos em outras áreas, como a genética, a biotecnologia, a fisiologia, que proporcionam melhoramentos nos sistemas de produção animal.

Caso queria ou precise encontrar um veterinário para seu pet, não se esqueça de acessar o Pet Booking!

 

Por Carolina Faciollo