Cães adoram comidas saborosas, assim como nós. Então não existe motivo para não oferecer alimentos saudáveis e deixá-los comer algo diferente da ração de vez quando. Porém, o que os cães podem ou não comer é uma incógnita para muitos tutores. Descubra a seguir quais são os alimentos permitidos e proibidos para o seu amigo!

Comidas permitidas

Os melhores alimentos para oferecer aos cães são os naturais. No entanto, nem tudo o que é natural é indicado para a alimentação dos cães! Alimentos enlatados, industrializados ou até mesmo alguns frutos não são indicados. Se você quer oferecer algo diferente para o seu amigo, o ideal é sempre confirmar com o veterinário de confiança se o alimento é permitido.

 

Banana 

Banana é uma ótima opção para oferecer aos cães! Rica em vitaminas, fibras e minerais, a fruta é adorada pelos cachorrinhos. Mas vale lembrar que o paladar é algo particular, então pode acontecer de um animal não se interessar tanto pela fruta.

 

Melancia

Esse é um ótimo alimento para dias quentes, pois tem bastante água e ajudará a manter seu amigo hidratado. Mas é importante se lembrar de tirar as sementes e a casca para oferecer ao seu cão.

 

Cenoura

Alimento rico em vitamina A e minerais, a cenoura faz sucesso com muitos cães. Uma dica é usá-la como petiscos durante treinos de adestramento, cortada em cubinhos. Opção saudável para atrair a atenção e o paladar do pet!

 

Ovo

Ovos são uma fonte rica em proteína, além de serem muito saborosos. O ideal é oferecê-lo bem cozido e misturá-lo na ração para despertar o interesse do peludo, em dias de pouco apetite.

 

Coco

Além de ser um alimento altamente nutritivo, sua água é uma aliada na hidratação dos cães. Perfeito para os cães de maior porte, o coco verde é ótimo para enriquecimento ambiental. 

 

O que cães nunca podem comer

Após conferir as opções que são amigas dos pets, veja alguns alimentos que não podem ser oferecidos para os cães, já que podem prejudicar o organismo do animal. Confira a lista abaixo e fique atento para não oferecer para os amigos de quatro patas!

 

Chocolate

Esse alimento é considerado um veneno para os cães! O cacau possui uma substância chamada teobromina, que é metabolizada de forma muito lenta pelos cães. Essa condição leva o corpo do peludo a apresentar agitação e aumento da frequência cardíaca, além de causar vômito, diarreia, gastroenterite, podendo chegar em sintomas extremos, como convulsões.

 

Café

A cafeína, por sua vez, causa os efeitos similares aos do chocolate. A ingestão dessa substância pode causar danos severos ao animal, de acordo com o porte do cão – pequenos cachorrinhos podem se intoxicar até mesmo com quantidades irrisórias. Esses alimentos estão totalmente proibidos para todas as raças, independentemente do porte, combinado?

 

Cebola e Alho

Alimentos temperados com cebola e alho não são permitidos para cães. Eles possuem uma substância chamada tiossulfato, que pode causar anemia e também lesionar os glóbulos vermelhos no sangue. Alimento estritamente proibido!

 

Abacate

Embora a polpa do abacate seja rica em vitamina A, a casca, semente e folhas possuem uma substância tóxica para os cães, chamada persina. Essa substância fungicida causa vômitos e diarreia.

 

Leite

Os cães são basicamente intolerantes a lactose, pois eles possuem pouca lactase – enzima que ajuda na digestão da lactose. Sendo assim, a ingestão de leite de vaca pode causar dores de barriga, vômito, diarreia e irritação nos cães. Em alguns casos, o cão pode desenvolver pancreatite por conta do nível de gordura presente no leite de vaca. O indicado é que apenas os filhotes bebam leite, sempre da mãe ou de fórmulas específicas para cães. 

 

Por fim, vale lembrar que mesmo os alimentos permitidos não devem ser oferecidos sem a permissão de um médico veterinário. A ração do seu peludo deve conter todos os nutrientes que ele precisa, para suprir as demandas específicas da raça, idade e porte. O ideal é oferecer os alimentos permitidos como um petisco, para gerar curiosidade e interesse por parte do cão.

 

Se tiver dúvidas sobre os alimentos, acesse nosso site e encontre veterinários que te ajudarão a oferecer uma dieta balanceada para o seu amigo. Encontre, também, as melhores rações para o seu pet, considerando as necessidades específicas dele. Assim, você garante uma vida saudável e leve para quem te faz feliz!