pets-obesos

Quem tem Pet em casa sabe o quanto é difícil resistir à tentação de tratá-lo como humano. Normalmente acreditamos que humanizar nossos companheiros é uma expressão de amor, mas isso não é verdade. Pet precisa ser tratado como tal, recebendo os cuidados relacionados às suas necessidades. Por isso, transferir hábitos e consumos humanos a cães e gatos está longe de ser algo bom. Os efeitos podem ser bastante prejudiciais.

Para os veterinários, a obesidade em cães e gatos está relacionada a essa confusão feita por alguns tutores, uma vez que os mesmos acabam projetando seu comportamento na rotina do Pet. Alimentação inadequada e sedentarismo estão no topo dos fatores geradores da obesidade. Desatenção aos hábitos do Pet castrado também é um motivo relevante.

 

Cuidado com os agrados

“Um docinho não vai fazer mal”.

“Toma, só esse biscoito!”.

“Só mais esse pedacinho, viu?”

Agrados como estes, ainda que esporádicos, podem parecer fofos e carinhosos. Mas a verdade é que a alimentação humana não pode fazer parte do cardápio do seu Pet. No Brasil, a estimativa é que 30% dos cães e 25% dos gatos sejam obesos, e a alimentação inadequada é um dos motivos mais apontados pelos especialistas. Evite os agrados e mantenha a dieta do seu Pet sempre balanceada. Fique atento também a quantidade de ração colocada no comedouro. Às vezes não resistimos e colocamos um pouquinho a mais. Resista! É pela saúde e bem-estar do seu amigo.

A escolha correta da ração é essencial para que seu Pet tenha uma vida saudável. Fique atento para não ultrapassar a quantidade necessária de porção diária, controlando o número de calorias e fornecendo todos os nutrientes necessários. Existem marcas específicas para Pets obesos, pois elas ajudam na redução de gordura sem prejudicar a qualidade nutricional da alimentação. Na hora de escolher o produto e a quantidade de ração, peça orientação a um profissional qualificado e de sua confiança.

 

Sua preguiça pode ser contagiosa

“A gente vai passear amanhã”

“Hoje estou muito cansado para te levar ao parque”

Além da alimentação inadequada, o sedentarismo também aumenta os riscos de obesidade entre cães e gatos. Na rotina exaustiva e acelerada que temos, torna-se muito fácil deixarmos a atividade física do Pet para o dia seguinte. Mas é importante lembrar que ele não esteve com você durante o dia corrido, não andou por muitos lugares, não se exercitou como precisa. Essa é a hora de expressar o amor, saindo de casa com seu Pet mesmo quando estiver cansado.

Leve seu Pet para se exercitar diariamente, mesmo que seja um passeio breve pelo quarteirão ou mesmo uma voltinha breve até a padaria. Se não puder sair de casa com ele, brinque com seu Pet na sala, no quintal ou no quarto, pois o importante é ajudá-lo a se movimentar. No fim de semana, programe uma visitinha ao parque. Ele vai adorar poder brincar livremente e ainda conhecer outros amiguinhos. Esse esforço é prova de amor!

 

Pet castrado precisa de atenção

Após ser castrado, o Pet pode apresentar algumas mudanças comportamentais, como aumento de apetite e indisposição para praticar atividade física. Fique atento para não deixá-lo acostumado a práticas erradas após a castração. Motive-o a se exercitar, brincar e comer somente a quantidade adequada. Se você ficar atento, logo tudo voltará ao normal.

Para tirar suas dúvidas e saber um pouco mais sobre castração, em breve teremos uma entrevista com um especialista aqui no nosso blog. Fique ligado!

 

Obesidade é coisa séria

O assunto é sério! O Pet já é considerado obeso quando se encontra 15% acima do peso ideal. Essa condição pode trazer diversos problemas de saúde como complicações nas articulações, diabetes, cardiopatias, dermatopatias, lipidose hepática em felinos, comprometimento da atividade reprodutiva, aumento dos riscos cirúrgicos e anestésicos, problemas circulatórios e colesterol alto. Além disso, a obesidade pode promover a queda da competência imunológica, diminuindo da expectativa de vida de cães e gatos.

Na dúvida, procure um médico veterinário para receber mais orientações. No Pet Booking você encontra diversas clínicas com profissionais capacitados. Agende agora mesmo!