Listamos 5 dicas de como entrar no comércio eletrônico – sem gastar muito – e alcançar mais clientes!

Estabelecimentos e prestadores de serviços pets enxergam na web uma forma de alavancar as vendas.

Pesquisas mostram que lojistas disponíveis no “mundo online” dobram o faturamento. Mas como entrar no comércio eletrônico sem gastar muito? De acordo com Robert Dannenberg, CEO da plataforma Pet Booking, existem opções acessíveis para os estabelecimentos estarem na web. “Não é tão fácil criar e gerenciar uma loja virtual, com isso, os petshops precisam apostar em outras alternativas. Uma boa opção é estar disponível em um marketplace – segmento que cresce a cada ano e teve alta de 18% em 2016”, comenta.

Veja 5 dicas para entrar no comércio eletrônico através dos marketplaces:

1. Entenda o que é um marketplace

Os marketplaces são plataformas de e-commerce colaborativas, que funcionam como um shopping virtual conectando lojistas e prestadores de serviços a compradores.

2.  Efetue o cadastro em uma plataforma confiável

O mercado pet começou ganhar seus primeiros marketplaces – uma boa alternativa para quem quer entrar no comércio eletrônico sem gastar muito. Uma das opções é efetuar o cadastro no Pet Booking  – plataforma que conecta donos de cães e gatos a diversos prestadores de serviços pets e agendou mais de 5 mil serviços no último semestre. O cadastro é gratuito e rápido – após 24 horas do preenchimento dos dados o prestador de serviço já estará ativo no marketplace.

3. Conheça as vantagens que os shoppings virtuais oferecem

Visibilidade: A principal vantagem de estar cadastrado nos marketplaces é a visibilidade, já que o estabelecimento poderá ser encontrado com facilidade por diversos clientes.

Divulgação: Manter o fluxo de visitas nas lojas virtuais – principalmente de pequenos lojistas – não é tarefa simples e, nesses casos, não dá para fugir do investimento em marketing e redes sociais. Nos marketplaces, no entanto, os petshops e profissionais do setor pet não precisam se preocupar em destinar orçamento para divulgação, pois estar disponível na plataforma já é uma publicidade. O Pet Booking, por exemplo, permite que os profissionais postem fotos, divulguem os serviços, preços e promoções através do site ou aplicativo.

Agenda e pagamento: O cliente consegue agendar o serviço 24 horas por dia e também pode pagar direto na plataforma com cartões de crédito – funcionalidade que ajuda os profissionais que não possuem essa forma de pagamento nos seus estabelecimentos. O shopping virtual também funciona como uma ferramenta gratuita de gestão e ajuda a controlar a agenda dos estabelecimentos, além de organizar fluxo e relatórios de serviços e funcionários.

4. Fique atento as taxas e comissões: Alguns marketplaces cobram taxas de 25% por cada venda efetuada ou até mensalidades fixas para disponibilizar os serviços nos sites. Já no Pet Booking o cadastro é gratuito e o profissional só paga R$2,99 por transação realizada através da plataforma ou app.

5. Não esqueça sua loja online: Uma vez cadastrado em um marketplace, os prestadores de serviços pets precisam estar preparados para atender mais clientes. Uma dica valiosa é se atentar as duas agendas – loja física e online – para não ter conflito com datas e horários. Ter uma loja em um shopping virtual permite que milhares de pessoas encontrem seus serviços pela internet, porém, mesmo com o aumento da procura é essencial que o prestador cumpra cada agendamento realizado através das plataformas para fidelizar os clientes.