A primeira tosa costuma ser um tema que gera muitas dúvidas na vida dos Pet Lovers.  Ao mesmo tempo em que os filhotinhos são apaixonantes eles também parecem muito frágeis. Muitas vezes, o excesso de cuidados dos donos acaba fazendo com que a primeira tosa seja realizada de forma tardia.  O desenvolvimento dos filhotes pode até ser comprometido. Isso acontece principalmente nos casos dos donos de pet de primeira viagem, que ainda não têm familiaridade com os cuidados necessários para lidar com animais de estimação.  Também acontece com aqueles que têm um dia a dia muito corrido e vão deixando para depois.

Ter um Pet requer aprendizado constante. Pesquisar sobre suas necessidades básicas é o primeiro passo para garantir melhor qualidade de vida para o animal. A tosa se encaixa como necessidade básica, principalmente quando a raça apresenta como característica pelagem farta. Mas afinal, existe hora certa para a primeira tosa? Antes de responder essa pergunta é preciso compreender a importância da tosa para a vida dos pets. Desse modo, é possível visualizar melhor os benefícios dessa prática para o dia a dia do seu animal.

 

Por que a tosa é importante?

Geralmente, a ideia de tosar um animal está associada à sua higiene e bem-estar. Cuidados como banho e escovação dos dentes têm o mesmo objetivo. Mas é notório que a prática foi se desenvolvendo também para outros aspectos, como a estética, por exemplo. Os concursos de groomers são provas disso, mas o que vale destacar é que a tosa traz benefícios reais para o animal.  Apenas para citar alguns:

– A eliminação de pelos mortos – ajuda a prevenir a proliferação de fungos.

– Melhor visualização da pele – facilita a identificação de feridas e carrapatos.

– Corte de nós e pelos embaraçados – permite maior leveza para os movimentos.

 

Qual é o período ideal?

O próximo passo é entender o desenvolvimento dos pelos de acordo com o crescimento dos filhotes. Especialistas recomendam que os animais sejam submetidos à tosa e banho somente após o término do ciclo de vacinas. O animal vacinado terá menos chances de contrair doenças através de materiais como tesouras e máquinas de tosar. Ou seja, por volta de cinco ou seis meses. Outro fator importante é a troca de pelagem que os animais normalmente apresentam quando estão em transição de filhote para a fase adulta. Depende bastante da raça, mas esse período é mais comum entre 7 e 14 meses de vida e normalmente acompanha queda de pelos.

Apesar da tosa ser mais comum entres os cães, existe também a dúvida sobre a tosa para gatos, pois algumas raças de pelos longos podem apresentar queda de pelos, o que normalmente preocupa os donos dos bichanos sobre sua saúde. Bem, os gatos podem sim ser tosados, mas os cuidados necessários nesse tipo de tosa são diferentes, portanto, é indispensável consultar um veterinário para ter certeza de que o seu Pet deve ou não ser tosado, além disso, o profissional vai definir qual a frequência ideal para a prática. A principal dica dos especialistas é que a tosa dos gatos seja realizada apenas em épocas com temperaturas mais altas.

 

Quais são os tipos de tosa?

De qualquer modo, é bastante válido consultar um especialista para garantir que o período é o ideal.  Cada raça apresenta particularidades que podem interferir na necessidade de uma tosa mais ou menos frequente. Além disso, conhecer os tipos de tosas disponíveis no estabelecimento de sua preferência ajuda na hora de decidir a frequência dessa prática.

A tosa higiênica é a mais comum e geralmente acompanha outros tipos de tosa, pois é fundamental para a higiene do animal. Já a tosa bebê é a que reduz significativamente o volume de pelos, deixando o animal com aspecto mais jovial. Existe também a tosa conhecida como Japonesa, que traz formatos mais exóticos e normalmente é realizada por estética. O material utilizado no processo também pode indicar o melhor tipo de tosa para o seu Pet. Se realizada apenas com tesoura o resultado é mais suave. Feita com máquina a tosa fica mais evidente, com pelos mais marcados.

 

Onde tosar o seu Pet?

Conheça bem o seu animal e tente compreender as características de sua raça.  Essa prática vai ajudar bastante na hora de decidir qual o momento ideal para realizar a primeira tosa. Se você deseja ainda mais facilidade para realizar a tosa do seu Pet, cadastre-se no Pet Booking. Baixe o app no seu smartphone ou acesse o site www.petbookingcom.br e agende serviços Pet com apenas alguns cliques.